terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tipos de Códigos de Barras e como obter.

São muitas formas para os Códigos de Barras. Nós estamos familiarizados com os que são vistos em supermercados, revistas ou lojas de conveniência, mas há muitos outros que são usados como padrões em diversas indústrias. As empresas de saúde, de fabricação, varejistas, etc., possuem simbologias exclusivas ao seu segmento, que não são intercambiáveis. Por que há tantos tipos diferentes de códigos de barras? Simplesmente porque evoluíram diferentes simbologias para solução de problemas específicos. Vamos dar uma rápida olhada em algumas das simbologias mais comuns e como, onde e porque são utilizadas:

UPC/EAN: Este é o símbolo usado para a identificação de bens de consumo para o segmento de varejo. Os símbolos UPC são de tamanho fixo, sendo compulsórios em varejo e na indústria de alimentos, não sendo usados de nenhum outro lugar. Foram desenvolvidos para atender as necessidades do varejo em geral, uma vez que adapta 12 dígitos a um espaço razoavelmente compacto.

CÓDIGO 39: Desenvolvido porque algumas indústrias necessitavam codificar o alfabeto, assim como números, em um código de barras, sendo o Código 39 de longe a simbologia mais popular do código de barras nesta opção. É tipicamente o código de barras mais usado para identificação em estoques e de processos em diversos segmentos industriais. Todavia, o Código 39 produz códigos de barras relativamente longos e pode não ser adequado quando a largura da etiqueta for considerada.

CÓDIGO 128: Este código de barras provém da necessidade de uma seleção mais ampla de caracteres do que o Código 39 poderia fornecer. Quando a largura da etiqueta é considerada, o Código 128 é uma boa alternativa porque é muito compacto e resulta em um símbolo denso. Esta simbologia é frequentemente utilizada na indústria de transportes onde o tamanho da etiqueta pe um problema.

INTERCALADO 2 DE 5: Outra simbologia popular na indústria de transportes. "Intercalado 2 de 5" é muito utilizado também em operadores logísticos é uma simbologia muito compacta e você os verá em caixas de papelão para volumes, onde os objetos são embarcados para serem enviados aos depósitos e supermercados.

POSTNET: Adotado pelo serviço Postal dos Estados Unidos da América do Norte, esta simbologia codifica o código de endereçamento postal para que o processo de separação de cartas seja mais rápido.

PDF417: Conhecido como código de barras 2D (bidimensional) esta é uma simbologia não linear de alta densidade que lembra a você um quebra-cabeças. Entretanto, a diferença entre este e os demais códigos de barras relacionados acima é que o PDF417 é realmente um arquivo de dados portátil (PDF) em oposição a ser simplesmente o número de referência. Alguns governos ou estados estão se automatizando para que seja impresso um código de barras bidimensional (2D) em sua carteira de motorista. Se o seu estado estiver estudando esta exigência, é interessante saber que há espaço suficiente neste código de barras para codificar o seu nome, foto e o resumo de seus registros de motorista e outras informações pertinentes. Toda estão informação pode ser armazenada em uma área equivalente ao tamanho de um selo postal.

Um fato importante a se lembrar pe que quanto maior a largura das barras e espaços, mais espaço ela ocupa para a impressão do código de barras; portanto, menor a densidade do código de barras. Quanto mais finas as barras e espaços, menor espaço é necessário e maior a densidade do código de barras. 

Para receber o seu número de fabricante designado para códigos de barras EAN, entre em contato com a EAN BRASIL, pelo telefone (11) 3064-8772.

Mais informações, fale com nossos consultores: (11) 3382-2050   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, breve entraremos em contato.