segunda-feira, 30 de julho de 2012

Código de Barras - Para que serve.


O código de barra serve para fazer a leitura óptica dando de imediato o preço do produto.


Ao contrário do que pensa a maioria, o código de barras (CDBs) não foi criado para os supermercados, mas para identificar e controlar vagões de mercadorias de trens.

Em seus mais de 30 nos de vida, os CDBs não só conseguiram dominar a distribuição comercial nos supermercados e armazéns, ao permitir o controle de forma rápida e barata de estoques, movimentações e caixas, como se expandiram para a indústria e os serviços.

Além de se diversificar, este sistema - cuja versão atual começou a ser aplicada no comércio e na indústria dos EUA a partir de 1973 - também foi aperfeiçoado. Por exemplo, há decodificadores "reconstrutores de dados" que conseguem ler quase 100% dos rótulos de CDBs, inclusive os que estão danificados, evitando atrasos.

Esta "espécie tecnológica ameaçada de extinção", mas que ainda goza de boa saúde, se caracteriza pelo alinhamento vertical de linhas negras de espessuras diferentes dispostas sobre um fundo branco e acima de uma seqüência numérica.

Da mesma forma que nossos olhos reconhecem os objetos, um leitor óptico com tecnologia laser identifica os distintos tons de luz refletidos pelas barras e os transforma em um código, que um computador conectado ao sistema transforma em diversos dados e informações.

O sistema é quase infalível: a possibilidade de erro de leitura ou de interpretação é de uma em vários milhões, o que supera amplamente a margem de erro de outros identificadores, como os cartões magnéticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, breve entraremos em contato.